Estradas de SP registram alta nos preços de pedágio; confira locais e valores

Reajuste das Tarifas de Pedágio em São Paulo
A partir da zero hora de quarta-feira, 1º, as tarifas de pedágio nas principais rodovias concedidas do Estado de São Paulo sofrerão um reajuste que varia entre 1,9% e 5,1%. A rodovia do Sistema Anchieta-Imigrantes, que é o principal acesso ao litoral paulista, terá um aumento de 4,91%, passando de R$ 38,70 para R$ 40,60, mantendo-se como a tarifa mais alta do Brasil.
Detalhes do Reajuste
O reajuste foi aprovado pela Agência de Transportes do Estado (Artesp) e publicado no Diário Oficial. Segundo a Artesp, o reajuste médio será de 4,72% para as concessionárias da primeira e segunda fases do Programa Estadual de Concessões, além das concessionárias Rodoanel Oeste, SPMAR e Entrevias. Este índice reflete a variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026, conforme estipulado nos contratos de concessão.
Na Rodovia dos Tamoios, o reajuste é provisório, com um aumento de 5,08%. A concessionária informa que o contrato prevê o uso do IPCA de junho como base para o reajuste. Como o índice é divulgado apenas em julho pelo IBGE, a Artesp aplica inicialmente o IPCA de maio e, após a divulgação do índice de junho, recalcula as tarifas se necessário.
Rodovias com Tarifas Reajustadas
As seguintes concessionárias terão suas tarifas reajustadas:
- Concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes (Autoban)
- Rodovias do Interior Paulista (Intervias)
- Rodovias das Colinas
- Concessionária Auto Raposo Tavares (CART)
- Rodovias Integradas do Oeste (SPVias)
- Rodovias do Tietê
- Ecovias dos Imigrantes
- Ecovias do Leste Paulista
- Concessionária Rodoanel Oeste
- Concessionária SPMAR
- Rodovia dos Tamoios
Os novos valores para as rodovias da Entrevias entrarão em vigor a partir da zero hora de 6 de julho. As demais concessionárias, como Eixo SP, Econoroeste, ViaPaulista, Novo Litoral, Sorocabana e Raposo-Castello, terão datas diferentes para os reajustes.
Leia também
Impactos e Novidades no Sistema de Pedágio
O Sistema Anchieta-Imigrantes deveria iniciar a cobrança eletrônica (free flow) a partir de 1º de julho, mas a concessionária adiou a operação devido à fase de testes não concluída. A nova data para a implementação ainda não foi divulgada, e a cobrança continuará sendo feita nas praças físicas.
Além do Sistema Anchieta-Imigrantes, outras rodovias que levam ao litoral paulista também terão aumento nas tarifas. Por exemplo, o pedágio de Santos na rodovia Cônego Domênico Rangoni subirá para R$ 19,20, enquanto na Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente, será de R$ 11,40.
No acesso ao litoral norte, a Rodovia dos Tamoios terá tarifas de R$ 13 em Paraibuna, R$ 6,10 em Jambeiro e R$ 5,90 no Contorno Sul. Para as rodovias do interior, a Bandeirantes terá tarifa de R$ 14,50 em Campo Limpo e a Via Anhanguera, R$ 14,30 em Valinhos.
Redução de Tarifas em Algumas Praças
Apesar do aumento geral, o governo de São Paulo anunciou que, a partir de 1º de julho, haverá redução nas tarifas em praças de pedágio de municípios como Jaguariúna, Águas da Prata, Estiva Gerbi, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Casa Branca, Mococa e Aguaí. Essa diminuição se deve à mudança do sistema de cobrança, que agora será mais amplo, beneficiando todos os usuários que passarem pelas praças, e não apenas os previamente cadastrados.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


