Chefe da Otan busca reduzir tensão na Casa Branca com elogios

Encontro entre Donald Trump e Mark Rutte na Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, se reuniu com Mark Rutte, chefe da Otan, na Casa Branca. O encontro foi marcado por elogios de Rutte e tentativas de reduzir as tensões entre os aliados. A cúpula da Otan está programada para ocorrer em Ancara, na Turquia, nos dias 7 e 8 de julho.
Esse encontro acontece em um contexto de tensões entre Trump e os aliados da Otan, especialmente após críticas do presidente americano sobre a falta de apoio dos países aliados na guerra contra o Irã.
Discussões sobre a Guerra e a Otan
No quinto encontro dos líderes na Casa Branca desde o início do novo mandato de Trump, Rutte o chamou de “líder do mundo livre” e mencionou que os membros da Otan tinham objeções “pontuais” em relação à guerra. Ele destacou que, desde o início do conflito com o Irã, cerca de 5.000 aviões americanos partiram de aeroportos na Europa para missões no Oriente Médio.
Rutte também afirmou a Trump que “teria sido muito difícil lidar com o Irã sem a Europa como plataforma de projeção de poder para os Estados Unidos”. Em resposta, Trump declarou que não necessitava de ajuda na guerra, mas desejava “sua lealdade”.
Posições sobre o Irã
O chefe da Otan apoiou as críticas de Trump ao Irã, afirmando que o país estava “muito perto” de desenvolver uma bomba nuclear. No entanto, Rutte não abordou os objetivos não cumpridos na guerra, como o desmantelamento da força militar iraniana.
Leia também
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


